top of page

Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025

Foto do escritor: Marketing Hub SalvadorMarketing Hub Salvador

Atualizado: 21 de fev.

Todos os anos, o World Economic Forum realiza uma pesquisa detalhada sobre o futuro dos empregos chamada “Relatório sobre o Futuro dos Empregos”, e apontando as expectativas de crescimento e declínio no mercado de trabalho.

Neste ano de 2025, o relatório indicou que cerca de 170 milhões de novos empregos serão criados até 2030 e enquanto 92 milhões serão eliminados, apresentando um aumento de 78 milhões de postos de trabalho.

Claro que não significa que todos os empregos das áreas sinalizadas desaparecerão, mas é importante observar o movimento do mercado.

Na ascensão, muitos já eram esperados. Profissões ligadas à tecnologia, IA, segurança, meio ambiente, além de funções essenciais como motoristas de entrega, educadores e trabalhadores rurais. Na saúde, cuidadores permanecem em ascensão e é a profissão mais demandada da “economia prateada”, como é chamada a economia gerada por idosos.

As habilidades mais demandadas até 2030 incluirão competências tecnológicas e humanas, como cognição avançada e colaboração. Essas são habilidades e conhecimentos para ficar de olho, e trabalhando hoje, para aproveitar no futuro.


Apesar do relatório não fornecer dados específicos dos países, inclusive do Brasil, podemos identificar que as tendências brasileiras seguem as tendências mundiais nesses aspectos. Setores como agricultura, comércio eletrônico, construção civil, saúde e educação superior deverão crescer, impulsionados por demandas de sustentabilidade, segurança alimentar e envelhecimento populacional.


Profissões como desenvolvedores de software e aplicativos, trabalhadores agrícolas, motoristas de veículos leves, profissionais de enfermagem, assistentes sociais e docentes estão entre as que mais crescerão até 2030.

No declínio, alguns também eram esperados, como telemarketing (que já estão sendo substituídos por robôs nas ligações), caixas de banco, mercado, etc. e escriturários de correios. No entanto, ver a profissão designer gráfico presente na lista foi realmente surpreendente.

O relatório enfatiza também a necessidade urgente de ações coletivas entre os setores público, privado e educacional para abordar as lacunas de habilidades emergentes.








 
 
 

Comments


bottom of page